quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A pedra do reino






                         A Pedra do Reino                                

Havia um nobre Rei que possuía um domínio de terras e poder muito vastos. Ele era muito bondoso e sempre ensinava seu povo bons princípios. Seu único filho havia morrido, por isso, ele precisava de um novo herdeiro.
A fim de escolher um herdeiro entre o povo, lançou um desafio: Aquele que conseguisse trazer-lhe a Pedra do Reino provaria sua nobreza, portanto, seria digno de ser coroado como Novo Rei.
Todos correram para procurar a pedra. Muitos se apresentaram ao palácio com as pedras que haviam encontrado ou já possuíam. Haviam pedras de todos os tamanhos, formas e cores. Algumas eram vislumbrantes, outras mais singelas a vista, mas todas de muito valor.
Porém, o rei ainda não estava satisfeito. Depois de muitos meses, ninguém encontrara a pedra que ele procurava.
Cada um que passava pelo portão de saída do Palácio, tendo sua pedra sido rejeitada pelo rei, era abordado por um mendigo que tentava negociar dizendo: “Dê-me a tua pedra que eu te darei a pedra do Reino”.
Todos os que passavam por ali recusavam-se a ouvir o mendigo. Alguns debochavam e outros simplesmente o ignoravam passando de largo por ele.
Até que um dia, um jovem pobre viajante, apresentou-se ao rei com uma pedra que havia encontrado numa de suas viagens. A pedra parecia-lhe valiosa, por isso animou-se, pois estava determinado a ajudar a todas as pessoas que encontrasse, caso se tornasse rei.
Tendo sido sua pedra recusada como as demais, embora o rei garantisse que ela era de fato muito valiosa, o jovem passou pela porta de saída e foi também abordado pelo mendigo que fez mais uma vez sua proposta: “Dê-me tua Pedra que eu te darei a Pedra do Reino”.
O jovem, compadeceu- se dele e retirou de seu bolso sua pedra, seu único bem de valor. E ao  entrega- la disse que não queria nada em troca.
Imediatamente o mendigo revelou-se como o rei. O jovem assustado, curvou-se num ato espontâneo de reverência. O rei então, fez sinal para que se levantasse e disse batendo palmas de alegria:
--Finalmente, finalmente encontrei a minha Pedra do Reino.
No dia seguinte, o jovem foi coroado como novo Rei porque Ele era a Pedra do Reino, mais nobre que todas as outras, pois possuía compaixão.